sábado, 15 de agosto de 2009

PARÓQUIA DE SANT'ANA - CATEDRAL - TIANGUÁ

Identificação:
Ano de criação - 1886
Residência Paroquial - Endereço: Rua 31 de Julho, 585
CEP: 62320-000 - Fone: (088) 3671-1228
Pároco: Pe. Lusmar Sousa Fontenele
Secr. Paroquial - Endereço: Pça. Frei Gervásio Michele, s/n
Fone: (088) 3671-1571

Histórico:

A história religiosa de Tianguá teve início em 1878, com a construção de uma capela em Sant'Ana. Por provisão de 27 de novembro de 1886, Dom Joaquim Vieira, então Bispo do Ceará, cria naquela localidade um curato. Logo depois, nos anos de 1887 a 1888, a Capela foi ampliada.

Em 15 de abril de 1914, Dom manoel da Silva Gomes transformou o curato em Paróquia. Anos depois, em 1937 a Matriz de Sant'Ana foi, praticamente demolida, dando lugar a um imponente templo, que veio a ser Catedral.

A magnífica Catedral vem passando, desde 1996 até os nossos dias, por significativas reformas incluindo: Secretaria Paroquial, Sacristia e Capela do Santíssimo, tudo obedecendo ao mesmo padrão arquitetônico do prédio tradicional. Desde a criação do Curato até os nossos dias a Paróquia foi administrada por 21 sacerdotes.

2 comentários:

  1. A igreja de Tiangua é linda, Deus deu a nos esse presente maravilhoso... graças a Deus...eu amo meu senhor, e ele sabe bem o q faz..............

    ResponderExcluir
  2. estou com muita saudades da minha cidade e da minha igreja...........

    ResponderExcluir

 

©2009 PARÓQUIAS E ÁREAS MISSIONÁRIAS DA DIOCESE DE TIANGUÁ | Template Blue by TNB